Passageiro cai no trilho e maquinista do metrô de SP freia em cima.

Um homem de aproximadamente 30 anos caiu nos trilhos da estação São Joaquim (região central), na linha 1-azul do metrô, no domingo, dia 17 de novembro de 2019, mas conseguiu ser resgatado com vida. A ação rápida dos demais passageiros, que acenaram para as câmeras de vigilância, foi fundamental para evitar a tragédia. A plataforma não tem porta antiqueda.

O incidente ocorreu às 6h28min. Segundo testemunhas, o homem caiu nos trilhos da plataforma em direção ao Tucuruvi (zona norte) por motivo ainda desconhecido. Rapidamente, os demais passageiros passaram a balançar as mãos para as câmeras indicando o que havia ocorrido. O funcionário da estação São Joaquim teria cortado o fornecimento de energia dos trilhos para evitar que o rapaz fosse eletrocutado. Também acionou a condutora do trem L40, que reduziu a velocidade da composição.

O auxiliar de logística Renan Henrik do Vale, de 25 anos, voltava do trabalho e filmou o rapaz nos trilhos, o desespero dos demais passageiros e a aproximação do trem. Em um primeiro momento, por causa dos cabelos, ele achou que se tratava de uma mulher.


“Tenho o costume de colocar o fone de ouvido, mas escutei um barulho e vi que o pessoal estava agitado, bastante apavorado. Todo mundo achou que iria acontecer uma tragédia. Foi assustador”, afirma.


Segundo Vale, o alívio veio quando o rapaz conseguiu sair de debaixo da cabine do trem. Além da baixa velocidade da composição, o que colaborou para evitar a tragédia foi o fato de a vítima da queda ter permanecido imóvel, deitada entre as duas estruturas de concreto que sustentam os trilhos. Aninhado ali, ele conseguiu sobreviver. “Ele começou a se mexer, foi engatinhando e saiu vivo. Foi um alívio”, diz Vale.

Segundo o Metrô, os agentes de segurança conseguiram retirar a pessoa do local, prestaram o atendimento necessário, encaminharam para o pronto-socorro vergueiro. A companhia afirma que a vítima da queda teve apenas um leve ferimento. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, sob a gestão de João Doria (PSDB), reforça a importância do cuidado do cidadão com o outro e ressalta que a competência da equipe do Metrô, que é treinada para situações como essa, foi fundamental para o salvamento.

Questionado sobre a instalação de portas antiqueda, que poderiam ter evitado o incidente, o Metrô afirmou que já contratou a instalação das portas automáticas de segurança em todas as estações e os trabalhos estão na fase de elaboração dos estudos para o reforço das plataformas que receberão os equipamentos.


“Todas as estações deverão ter as portas até 2023. Pedimos que todo passageiro que identificar atos ou gestos que possam colocar em risco a segurança do cidadão procure imediatamente um funcionário”, afirmou, em nota.


Fonte: Folhapress

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*