O vereador piritibano que representa o distrito do França (Piritiba/BA), Fernando Rios, demonstrou a sua indignação com a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no mesmo distrito citado acima (França). A estação é operada pela EMBASA e segundo o político, continua lançando os rejeitos da lavagem dos filtros no leito do Rio Jacuípe (distrito do França).
Em contato com a redação do blog Report News Bahia, Fernando informou que desde a construção da referida estação (ETA), a empresa lança os rejeitos no Rio, o que vem causando graves danos ambientais e diversos outros problemas como o assoreamento do leito do Rio, sendo que, lugares que tinham mais de 05 metros de profundidade, atualmente não chegam a 20 centímetros.
“Mesmo sendo notificada a empresa continua a lançar os rejeitos no Rio e com isso acabando com o mesmo”, relatou o edil.
Ainda segundo informações do vereador, até pouco tempo os rejeitos eram lançados por meio de uma tubulação que caia diretamente no leito do Rio Jacuípe, embaixo da ponte que divide os municípios de Piritiba e Miguel Calmon, na BA-131. No entanto, estes rejeitos estão sendo lançados a céu aberto, por meio de valas, e próximo ao Rio, onde estão invadindo o asfalto da BA-131 e tomando toda a extensão da ponte.
“Como se não bastasse, o assoreamento do Rio com o ‘lodo’ da lavagem dos filtros da ETA, a EMBASA faz pouco caso e não toma nenhuma providência para sanar o problema que é gravíssimo e que impacta diretamente com diversos danos ambientais”, completou o vereador.
Fernando Rios relatou que é preciso provocar uma mobilização para que o problema seja solucionado.
“Nosso rio está morrendo!”, chamou a atenção o mesmo.
O blog Report News Bahia deixa o espaço aberto para qualquer posicionamento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA).
⇒Assista ao vídeo:
⇒Fotos:
Foto/vídeo: vereador Fernando Rios
Redação Report News Bahia
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar