Um incêndio registrado por moradores está destruindo a vegetação no povoado de Monte Alegre, região serrana do município de Boquira-BA e Barra do Preto, Município de Paratinga-BA.
Segundo informações de moradores, todos estão preocupados, uma vez que os focos de incêndios já começaram a atingir as nascentes, que além de serem utilizadas para saciar a sede dos animais é também responsável pelo abastecimento de algumas famílias. Lembrando que naquela região predomina o cerrado, onde se encontra uma diversidade de frutas silvestres, animais e plantas medicinais.
Não temos informações de como iniciou o incêndio, se foi criminoso ou acidental. Uma jovem moradora da comunidade, preocupada com a situação, fez uma postagem em seu perfil no Facebook, pedindo providências para as autoridades de ambos os municípios.
A redação do Blog Boquira em Ação entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do município, para saber quais são as providencias que o órgão irá adotar, a secretária informou a nossa redação, que até o momento ninguém havia procurado a secretaria para informar o ocorrido, que o setor não ficou sabendo, mas que vai procurar ir até o local o mais rápido possível, para adotar as medidas cabíveis.
A Secretaria de Meio Ambiente alerta a população, quando avistarem um foco de incêndio, denuncie, procure a secretaria o mais rápido possível, que o órgão tomará as providências.
Veja a nota da Secretaria de Meio Ambiente:
Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Boquira, vem por meio deste, informar e alertar a população quanto aos danos ambientais e prejuízos à saúde pública, causados pelas queimadas.
Muitas pessoas possuem o costume de realizar a queima para a limpeza de terrenos ou até mesmo para o preparo do solo na época do plantio, isso pode provocar um grande risco para a saúde, ocasionando problemas respiratórios devido à inalação da fumaça, bem como para o ecossistema, pois pode ocorrer a propagação dessa queima para outras áreas, perdendo assim o controle do fogo, além disso, as práticas das queimadas nas propriedades de produção agrícola podem empobrecer o solo, causando o desaparecimento de alguns nutrientes que são indispensáveis para o desenvolvimento das plantas.
O índice de queimadas tem aumentado de maneira considerável em todo Território, pois o tempo seco e a baixa umidade contribuem para a propagação nos focos de incêndio, o que dificulta as ações de combate.
Vale ressaltar, que o combate de um incêndio de grandes proporções deve ser feito por profissionais capacitados e devidamente equipados, o que não é realidade de alguns Municípios.
Em casos de situações extremas, faz-se necessário o apoio de Corpo de Bombeiros e Brigadistas para o combate do fogo, e isso pode demandar tempo até que esta equipe seja deslocada para o local do incêndio, que em muitos casos já se propagou por grandes extensões, dificultando o controle.
Com isso, essa prática configura Crime Ambiental, previsto por Lei Federal nº 9.605/98, podendo ser passível de multa.
Atenciosamente
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE BOQUIRA.
Seja o primeiro a comentar