O ex-presidente do Paraguai, Horacio Cartes, é alvo de um mandado de prisão, expedido nesta terça-feira, dia 19 de novembro de 2019, no âmbito da Operação Lava Jato. A determinação foi do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, que recebe os processos da operação no Rio de Janeiro.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, ele é suspeito de ter ocultado patrimônio com a ajuda do doleiro Dario Messer, detido em julho deste ano após meses foragido da polícia, e também alvo da operação. De acordo com a reportagem, o ex-presidente é um antigo amigo de Messer e chegava a chamá-lo de irmão de alma.
Além desses, Bretas expediu outros 14 mandados de prisão preventiva e três de prisão temporária.
Atualmente, Cartes é tido como um dos empresários mais ricos do Paraguai, com empresas que atuam na área do tabaco e é dono de bancos. Ele deixou a presidência do Paraguai há pouco mais de um ano, em agosto do ano passado. Antes disso, o político tentou aprovar uma emenda constitucional que o permitisse concorrer à reeleição mais uma vez, mas denúncias indicaram que ele apresentou falsas assinaturas e o plano não funcionou.
Fonte: Bahia Notícias.
Seja o primeiro a comentar