Casos de Covid-19 aumentam 173% em Blumenau após reabertura do comércio

Segundo os dados divulgados pela prefeitura, os casos do novo coronavírus chegaram a 194 na última terça-feira (28)

Blumenau, a cidade catarinense onde um shopping reabriu com um saxofonista tocando e lojistas batendo palmas para os clientes, registrou um aumento de 173% dos casos de Covid-19 entre o primeiro dia de flexibilização do comércio de rua e o boletim epidemiológico mais recente da cidade.

Segundo os dados divulgados pela prefeitura, os casos do novo coronavírus chegaram a 194 na terça-feira, dia 28 de abril de 2020. No dia 13 de abril, quando o comércio de rua do estado foi autorizado pelo governador Carlos Moisés (PSL) a voltar a funcionar, Blumenau tinha 71 casos. No dia em que o shopping reabriu com música ao vivo, 22 de abril, a cidade registrou 98 casos.

Especialistas ouvidos pela reportagem apontam que o aumento de casos da Covid-19 em Blumenau deve estar mais relacionado à abertura do comércio, no dia 13, do que à reabertura dos shoppings, há uma semana.

Um dos fatores que sustentam essa hipótese é o intervalo entre contaminação, manifestação dos sintomas, procura pelo serviço de saúde, testagem, resultado e notificação. Pacientes com sintomas mais fortes causados pelo vírus Sars-CoV-2 costumam a procurar os hospitais entre cinco e sete dias após o contágio, explica Oscar Bruno Romero, professor de doenças infecciosas e vacinas do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além disso, explica Romero, o resultado dos testes leva em média três dias para ficar pronto e ser incluído no sistema de notificação.


“Já podemos concluir que o aumento está relacionado ao relaxamento das regras. Mas essa janela de tempo ainda não permite saber se é efeito da reabertura específica dos shoppings”, conclui.


Reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), o epidemiologista Pedro Hallal concorda.


“O aumento de casos que aparece agora possivelmente está ligado à reabertura do comércio de rua. O reflexo da reabertura do shopping pode aparecer pelo menos dez dias depois”, calcula.


POR FOLHAPRESS

Redes sociais (Report News):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*