Os moradores do distrito de Alto Bonito, pertencente a Mundo Novo/BA, divulgaram nesta segunda-feira, 29 de Junho de 2020, uma Carta Aberta direcionada para os representantes políticos do município.
A carta foi enviada com exclusividade para a redação do blog Report News Bahia. Os moradores expressam indignação em relação ao transporte.
Confira:
Mundo Novo – BA, 29 de Junho de 2020
Carta aberta aos representantes políticos da cidade de Mundo Novo, especificamente, em nome dos moradores do distrito de Alto Bonito.
Este foi o meio encontrado para expressar a indignação da população alto bonitense, negligenciada com relação à disposição de transporte para consultas e atendimento médico, bem como profissionais contratados para esta finalidade. A região vem sofrendo com a influência das relações políticas estabelecidas por alguns de seus representantes e figuras locais, que tem dificultado o êxito dos serviços oferecidos como direito garantido constitucionalmente. É importante ressaltar que segurança, educação, cultura, lazer e, o motivo da escrita desse texto, a saúde, é direito de todos. Os governantes devem assegurar a efetivação desses direitos para o povo.
Desde o ano de 2018, Alto Bonito conta apenas com um motorista responsável pelo veículo de transporte para fins de saúde. O mesmo precisa estar disponível em turno integral, durante todos os dias da semana, para atender e suprir qualquer tipo de demanda que surja dos moradores da localidade. É fato que é uma carga horária de trabalho excessiva para qualquer profissional, fazendo necessária a contratação de outro motorista que contribua com a prestação desse serviço. A carga excessiva de trabalho pode vir a ocasionar consequências mais graves, pois o profissional precisa estar diante do volante, ainda que indisposto e cansado, dirigindo em uma estrada com peculiaridades e graus de risco, colocando em jogo a vida dele e dos passageiros. Diante da realidade dos fatos, Maycom Ribeiro, se recusa a dirigir nos finais de semana como forma de segurança, porém ainda exerce plantões de turno integral. Anteriormente ainda trabalhou sob essas condições com promessas de solução da situação em questão.
A fim de sanar essa problemática, após contratação de empresa terceirizada para administrar a Secretaria de Saúde e os serviços prestados por ela, foi sugerido o nome de Fabrício Ribeiro, maior de idade, habilitado nas categorias necessárias para exercer a função de motorista, com disponibilidade e interesse em assumir o cargo. Sugestão aparentemente aceita e com adesão do representante da ASM, Rafael. Entretanto, a contratação do mesmo vem sofrendo retaliações. É possível perceber influências políticas nesse sentido, provindas não dos devidos responsáveis pela gestão da saúde, mas de figuras outras que manipulam a política da região através de interesses próprios e exclusivos.
O senhor Evaldo, conhecido como “Nego”, é o proprietário do veículo utilizado para a prestação dos serviços de saúde, e, diante da possível contratação de Fabrício, apreendeu o carro em sua casa durante 3 dias, impossibilitando seu uso. O pré-candidato a vereador, Iderlandio, inclusive, alegou que seria um problema mais de uma pessoa de determinada família exercer funções na prefeitura, o que é a realidade de muitos na cidade, inclusive de “Nego”, cuja filha presta serviços de limpeza no posto de saúde e faz o transporte dos estudantes da Zona Rural, mesmo o pai ainda alugando 2 veículos para a prefeitura.
Este texto tem por finalidade a solicitação de providências no sentido de finalizar as retaliações sofridas por Fabrício e que tem se estendido com o intuito de demissão de Maycom. Sugere a contratação do mesmo visto que é uma necessidade da população local, que tem vivenciado e percebido que um motorista apenas não dá conta da demanda existente, esse problema já perdura por anos. Finalizamos reiterando que todo político representa o povo como um todo, simpatizantes ou não, seus eleitores ou não, isso é Democracia.
O espaço do blog Report News Bahia também se encontra aberto para o posicionamento dos representantes políticos.
Carta: moradores de Alto Bonito
Redação Report News Bahia
Seja o primeiro a comentar