“Ler é uma espécie de salvação”, por Edenilson Soares (professor e escritor). Leia!

O poder transformador da leitura é algo indiscutível, porém, para quem gosta de ler em suas diversas formas, o ato toma uma dimensão gigantesca em períodos de adversidades.

Assisti a um documentário hoje (quinta-feira, dia 10), onde o cantor e compositor Caetano Veloso proferiu a frase título dessa escrita. Ele falava sobre como a leitura o salvou da loucura, durante o seu período de cárcere, imposto pela ditadura militar, em 1968. Segundo seus relatos, durante os dois meses que ficara detido, foram amenizados pelas leituras de jornais e revistas e depois pela permissão de tocar violão.

Foto: Fernando Young/Divulgação

Cito o fato para falar da experiência que estou vivendo com a quarentena e nos últimos dias do isolamento total.

Quando recebi o diagnóstico de positivado para COVID-19, no dia 02 de setembro, um dia após meu aniversário, fiquei em choque, diante da gravidade desse vírus. O primeiro momento foi de questionamento e um pouco de revolta, visto que cumpro todas as medidas de segurança, mas fui contaminado e isto é um fato.

Primeiro passo, informei à família e aos amigos mais próximos. Passado o período inicial, fui percebendo que a forma que me acometeu, foi assintomática. Não tive nenhum sintoma desde o início e hoje, passados os 08 dias do exame e aproximadamente de 16 a 18 dias de contaminação, estou totalmente fora de perigo. Irei cumprir, por medida de segurança, mais 07 dias de isolamento total.

Diante de tudo, sempre procurei entender que Deus, para tudo tem um proposito e assim resignado estou cumprindo o propósito, ao qual o Senhor Deus me colocou e quem sabe um dia entender a razão.


Oto Lara Resende, um jornalista mineiro, falecido em 1992, dissera: ‘’o brasileiro só é solidário no câncer’’.


Não concordo com ele, pois durante esse período, recebi várias mensagens de apoio, solidariedade e um anjo especial que se colocou em minha vida. Neste momento, a todos, minha gratidão.

Voltando a Caetano, e concordando com ele, pois meus caros, a leitura, a oração, a música e a escrita fizeram parte do meu processo de cura. Então meus amigos, no plano terrestre, ler ainda é um remédio que vale a pena ser tomado todos os dias.

Por Edenilson Soares.

Professor Edenilson Soares, conhecido como “Professor Neguinho”, é graduado em História pela UNEB, além de ter conquistado os títulos de especialista em Gestão Escolar e em Sociologia, ambos pela UFBA.

Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*