A Bahia tem 28 cidades com mais eleitores que habitantes. É o que mostra um levantamento do G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Localizado na região sisaleira do estado, Lamarão, que tem 8.191 habitantes e 8.334 eleitores registrados, é um dos municípios baianos com diferença proporcional.
Os outros são: Barro Preto, Boa Nova, Caraíbas, Catolândia, Coaraci, Contendas do Sincorá, Dom Macedo Costa, Guajeru, Ibirataia, Iramaia, Itapé, Jaborandi, Jitaúna, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lajedão, Maetinga, Maracás, Mucugê, Mulungu do Morro, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Saubara, Serra Preta, Sítio do Quinto, Tremedal e Vereda.
Segundo o G1, especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais dizem que as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, disputas territoriais, migrações e fraudes. Nos casos em que há muita discrepância entre eleitores e habitantes ou que há um aumento da transferência de domicílios, a legislação prevê que o TSE deve fazer uma revisão completa do eleitorado.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), na Bahia, estão cadastrados 10.893.320 eleitores para as votações deste ano em 417 municípios. As eleições estão marcadas para o dia 15 de novembro.
Por Notícias de Santaluz
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar