Eremita Gomes da Cruz completou no dia 27 de novembro de 2020, 90 anos de idade. Nascida no ano de 1930, “Dona Mita” como é carinhosamente chamada, recebeu várias homenagens dos familiares e também de amigos.
A comemoração que teve o tema “Eu sou seu girassol” aconteceu no sábado, dia 28, na Fazenda Lagoa do Boi, localizada no povoado do Andaraí, pertencente ao município de Piritiba/BA. Não faltou alegria e diversão. A matriarca da família também foi homenageada por cantadores de chula. “Dona Mita” ficou radiante de felicidade e agradeceu a todos pelo carinho.
Eremita Gomes é do tipo de mulher guerreira, que batalhou muito na vida para conquistar os seus objetivos. Mãe de 07 filhos (Ademário, Irani, Ariovaldo, Normando, Ernandes, Elaci e Adiraci), ela lutou bastante para criá-los e torná-los pessoas de caráter. Além dos filhos, os 17 netos, 18 bisnetos e 01 tataraneto também recebem todo cuidado e carinho da aniversariante. Toda família tem um respeito muito grande por “Dona Mita”.
A professora Eletice Belas fez um texto denominado “Enredos e Narrativas”, oferecido exclusivamente para Eremita.
Confira:
Sabemos falar de coisas, acontecimentos, viagens e aventuras.
Sabemos inventar histórias, contar fatos e compartilhar notícias.
Mas não sabemos falar das pessoas
E escrever sobre elas…. É uma tarefa ainda mais árdua quando nos referimos a pessoas profundas, mergulhar no fundo de quem vive há 9 décadas é uma tarefa demasiadamente complexa, embora muito feliz.
Não é fácil destrinchar entre papel, caneta e palavras todas as emoções, sensações e sentimentos que regem uma pessoa profunda, mas vamos nos apegar as coisas que brotam do coração, aquelas que navegam na alma e são regadas de virtudes e sabedoria.
Vamos começar então pelo que representa o dia 27 de novembro de 1930, quando o mundo ficou abrilhantado com a chegada da segunda que se tornou a primeira menina de Alzira Gomes de Santana e Fidelcino Santana. Nos braços maternos estava à certeza de uma caminhada cheia de enredos e narrativas, no encontro de vidas, nascia à convicção de que os amores têm suas próprias afirmações: Eremita Gomes de Santana, esse foi o registro do mais complexo livro de descobertas, perdas e conquistas… A vida tem suas nuances, e ela a sua coragem precisa.
Crescia a menina, em tempo que recebia os seus posteriores irmãos: Erenildes (Nini), Eni, Edenil (Bebinha), Iraci, Marieta (Eta), Irineu (Dea), Izabel (Bezinha), e Isaltino (Loro). Juntos compartilharam os encantos e desencantos de existir nesse mundo desafiador. Na mãe encontraram força e entusiasmo, no pai encontraram uma fonte de tudo, inclusive de separação que durou anos e que deixou nos meninos o vazio e a tristeza do abandono. Se fortaleceram diante das dificuldades e degustaram do amor na forma mais precisa de existir.
Lagoa do Boi – esse mesmo chão que nos acolhe hoje é o que guarda em Mita toda fonte inesgotável de fé, esperança e memórias.
Memórias da infância difícil e calejada
Memórias da adolescência aventurando-se, vez em quando, com seus irmãos.
Memórias da juventude encontrando o primeiro e verdadeiro amor. Foi nos olhos e no sorriso sereno de Henoque que Mita se abrigou, encontrou aconchego e amparo fidedigno, com ele casou-se e passou a ser Eremita Gomes Cruz. Os filhos firmaram esse laço: Ademário, Irani, Ariovaldo, Normando, Ernandes, Elaci e Adiraci. Frutos que alicerçaram com substratos de pureza a elegância e o charme de amar sem medida.
Tornou-se de mamãe Alzira a filha da companhia e ao lado dela criou dignamente todos os seus filhos que crescidos definiram seus próprios caminhos e construíram sua felicidade. Alguns há quilômetros de distância, outros há metros e um sem distancia alguma, porém, todos, aninhados ao coração materno que Mita acampa dentro de si.
Netos, bisnetos, histórias.
Sobrinhos, genros, noras.
Afilhados e amigos
Todos se acomodam nesse coração fraterno.
Uma narrativa de alegrias, de sorrisos fáceis, de abraços apertados.
Mas também é uma narrativa de dor e a gente sabe que felicidade e tristeza são para serem vividas
E a primeira dor a dilacerar o coração dessa mulher, foi à partida do seu amor. Ali a vida começava a escurecer… Ali o encanto e a beleza diminuía o espaço
Também doeu ver partir a sua companheira de vida. Ver a mamãe sair do cenário nunca será um feito possível de aceitar. A alma ganhava um cansaço natural e olhar para Deus se tornava a oração diária.
Não bastava, perdeu seu primeiro neto tragicamente e aí parecia difícil e era.
Porém, ela tem outras saudades… Caladas, silenciadas, às vezes molhadas em lágrimas quando encontra os filhos de Eta e Eni, irmãs da amizade, do dia-a-dia, do companheirismo e das conversas em segredo.
Mas em nenhum desses momentos ela desistiu de viver. Olhou fortemente para quem ficou e viu em cada um de nós a necessidade de tê-la conosco um pouco mais e aqui ela está. Olhos brilhantes, sorriso tímido, abraço apertado, casa de acolhimento.
Mita é para nós a continuidade e a extensão das nossas próprias vidas.
Mita é a fé e a alegria alimentadas no pensamento de cada um de nós.
90 anos
90 de milhões de motivos para sermos gratos a Deus que não nos fez pensar nas perdas e tristezas, mas nos mantem firmes na perpetuação das nossas raízes.
Feliz aniversário, nossa vida Maemita!!! A felicidade é celebrar você na estrada que o Senhor escolheu para ser nossa.
Abram-se as cancelas… Vamos à casa de Mita.
Lagoa do Boi, novembro de 2020.
Assista aos vídeos:
Fotos:
Redação Report News Bahia
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Uma festa muito linda sou muito feliz em fazer parte dessa família em ser uma das netas dessa rainha