Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que a enfermeira Mônica Aparecida Calazans, a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid no Brasil, já tinha tomado doses da Coronavac e que a imunização foi encenada. É #FAKE, ou seja, notícia falsa.
A mensagem falsa se baseia em uma reportagem real, publicada no site do Conselho Regional de Enfermagem, em que Mônica fala sobre sua experiência como voluntária para os testes da vacina. O Instituto Butantan afirma que Mônica de fato participou dos testes clínicos como voluntária, mas recebeu placebo e não vacina.
“Isso foi comprovado porque, antes de ser vacinada, fez teste sorológico para Covid-19, que não detectou presença de anticorpos do vírus. Portanto são falsas as mensagens que acusam suposta encenação”, diz o Butantan.
Essa informação de que Mônica foi voluntária já estava publicada, aliás, nas reportagens sobre a vacinação da enfermeira. Mônica foi imunizada no domingo, dia 17 de janeiro de 2021, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O governo paulista aplicou a primeira dose da CoronaVac minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina.
Por Roney Domingos, G1
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar