O piritibano Adaelson Alves Silva (Dr. Adaelson) traz mais uma crônica nesta quarta-feira, dia 03 de fevereiro de 2021. Este é o quinto episódio da série “Um Dedo de Prosa”. Todas as quartas o blog Repor News Bahia publicará um texto produzido por Dr. Adaelson. Vale a pena conferir e se divertir
⇒Veja:
Confesso que hoje foi difícil sair da cama. O calor que estava fazendo foi substituído por um friozinho gostoso, que veio acompanhar a chuvinha fina e persistente que cai lá fora. Ainda sonolento lembrei-me de um “causo” ocorrido lá pras bandas da minha querida Piritiba. Já contei esta prosa no livro – “Histórias de Piritiba” – Vou transcrever o que lá está escrito, na página 95.
Aquele sim era bom de cama.
– O que, minha senhora? Quer saber de quem estou falando? Não tem problema, aí vai o seu nome com mais outras informações que porventura possam lhes ser úteis: Bertulino é o nome da fera. Irmão de Carlinhos e filha de Albino, proprietário fundador do Cine Vogue. D. Geni era a mãe de Bertulino
Pois bem, aqui é bom que se esclareça que Bertulino era bom de cama, porque deitava e dormia. E quando dormia era difícil de acordar, e mais difícil ainda era levantar. Já o irmão Carlinhos, poderia ser chamado de “flecha ligeira”, mal o sol surgia e ele, para a alegria do pai, pulava da cama e ia cuidar da vida, enquanto o irmão continuava na cama, apesar dos protestos quase que diários de Albino.
Um belo dia Carlinhos acordou, naturalmente bem cedo, e saiu para dar umas voltas. Próximo ao correio achou uma carteira recheada de dinheiro. Correu e foi mostrar para o pai o que tinha encontrado. Albino pegou a carteira e foi acordar o filho dorminhoco para ter uma conversa. Depois de muito chamar, o filho abriu os olhos, na verdade o olho direito apenas, já que o esquerdo, em virtude de uma conjuntivite, permaneceu fechado.
– O que é que o senhor quer comigo uma hora dessa, pai?
– Abre os olhos, Bertulino e veja aqui o que seu irmão, que acorda cedo, achou: uma carteira cheia de dinheiro. Se você tivesse feito o mesmo que ele, quem tinha achado era você. Albino continuou por mais alguns minutos com o sermão, quando Bertulino, já de saco cheio, abriu os dois olhos e falou, com voz de sono:
– Olha pai, mais cedo que Carlinhos acordou quem perdeu a carteira. E virou a cabeça para o outro lado, já dormindo.
Na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro de 2021, o blog Report News Bahia e Adaelson Silva estarão de volta com mais um episódio da série: “Um Dedo de Prosa”. Não percam! Essa parceria (Report News Bahia e Adaelson Silva) dará frutos, em breve será realizado um sorteio onde os leitores poderão concorrer a prêmios.
Redação Report News Bahia
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar