O prefeito de Jacobina, Tiago Dias, publicou nesta segunda-feira, dia 1º de março de 2021, um Decreto que reforça de forma mais rígida o lockdown estabelecido pelo Governador Rui Costa. O funcionamento/abertura de qualquer estabelecimento comercial, de qualquer natureza, essencial ou não, fica suspenso em todo o território jacobinense. As instituições financeiras também estarão fechadas. A restrição será válida das 05 horas da manhã da terça-feira (02/03) às 05 da manhã da quarta-feira (03/03).
Alguns serviços como: unidades públicas de saúde; postos de combustíveis; abastecimento de água, luz e telecomunicações; defesa civil; limpeza urbana; órgãos de segurança; SAMU e hemodiálise não fazem parte da restrição, ou seja, poderão funcionar normalmente.
O gestor recebeu alguns comerciantes para uma reunião na tarde desta segunda-feira (01/03), onde ouviu as demandas dos mesmos. O encontro aconteceu das 14 às 17h30min na sede da Prefeitura Municipal. Segundo o site Jacobina Notícias, o momento contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Saúde, Kátia Alves, dos secretários municipais, representantes da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Câmara de Dirigentes Lojistas e da Polícia Militar.
Segundo informações do site Augusto Urgente, empresários jacobinenses foram às ruas da cidade, na manhã desta sexta (01/03), demonstrando insatisfação com a prorrogação do lockdown. O prefeito acompanhou toda a movimentação.
“Eu e a nossa equipe da PMJ acompanhamos com atenção as manifestações dos comerciantes de Jacobina”, disse Tiago.
O medida da Prefeitura de Jacobina destaca a necessidade de se adequar ao Decreto Estadual e disciplinar o comércio local. Em entrevista ao radialista Marcílio da Serrana FM, o chefe do executivo relatou que nesta terça-feira (02) irá traçar um grande plano de reabertura do comércio para ser colocado em prática a partir da quarta-feira (03), mesmo se houver outra prorrogação do lockdown por parte do governo do estado.
“Gostaria de afirmar, e sei que essa é também a posição da nossa vice-prefeita, Kátia Alves, que não é da nossa vontade que o comércio permaneça fechado. Sei da importância das lojas abertas, da manutenção dos empregos e do dinheiro que nosso comércio faz circular na cidade. Mas também sei que estamos no pior momento da pandemia e que precisamos proteger os jacobinenses”, disse o político.
“É por isso que na próxima quarta-feira (03) iremos disponibilizar um plano de reabertura do comércio. Amanhã irei me reunir com representes dos comerciantes e dos trabalhadores para que possamos debater e organizar essa reabertura. Iremos fazer tudo com muita cautela e atenção, ampliando os protocolos de segurança sanitária para que todos possam trabalhar de forma segura”, completou.
⇒Confira o Decreto:
Redação Report News Bahia
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar