Confusão entre PM e prefeito causa reações na Bahia; caso será investigado

O desentendimento entre o prefeito de Ipecaetá, Júnior Piaggio (PSD), e um policial militar, ocorrido na sexta-feira, dia 31 de dezembro de 2021, durante a realização da 9ª edição da Corrida de São Vicente, está dividindo opiniões na Bahia. O vídeo com o caso caiu nas redes sociais (assista abaixo). A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que vai investigar.

Em nota, a União dos Municípios da Bahia (UPB) classificou o caso como “agressão” e disse que o chefe do Executivo municipal foi ofendido pelo soldado após solicitar o apoio da guarnição da cidade para a realização do evento. Já a prefeitura de Ipecaetá repudiou as atitudes consideradas, nas palavras da gestão, “truculentas e desrespeitosas” do soldado.



“Após o prefeito se dirigir educadamente ao destacamento da Polícia Militar neste município e procurar se informar quem era o responsável pelo plantão policial, o SD PM Welton Correia iniciou a desferir de forma totalmente despreparada, ríspida, gratuita e truculenta agressões verbais se valendo de sua patente policial mediante palavras de baixo calão em total desrespeito e, inclusive apontando o dedo indicador na face do Chefe do Poder Executivo Municipal, tudo isto durante a corrida e na presença de todos que estavam no local”, declarou a prefeitura.



A gestão municipal ressalta que “não houve desacato ou qualquer atitude por parte do prefeito que justificasse a ação do PM”.



“Salienta-se ainda, que mesmo sendo devidamente oficiada e requisitada por diversas vezes por servidores municipais, o destacamento local da PM-BA se negou a prestar o devido apoio ao evento que ocorria na cidade, inclusive em deslocar a viatura que se encontrava estacionada em frente ao grid de chegada da corrida atrapalhando os competidores.”



A Diretoria da UPB, por sua vez, declarou que “considera inaceitável que a autoridade maior do município seja desrespeitada por quem deveria zelar e manter a ordem”.



“Diante dos fatos verificados e da postura do soldado, visivelmente alterado, conforme é possível verificar em vídeo realizado por populares, a UPB irá oficializar uma queixa junto ao Comando Geral da Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública e ao Governador Rui Costa, exigindo um pedido formal de desculpas ao prefeito Júnior Piaggio, bem como o afastamento do soldado”, disse a entidade.



Na nota, a UPB diz ainda que “repudia que fatos como esses venham se repetindo e demonstre a falta de respeito e compromisso da corporação com os municípios e os prefeitos, que em todo tempo colaboram e oferecem todo o suporte às as guarnições sem medir esforços para garantir a atuação da PM no interior da Bahia”.

A entidade conclui dizendo que a coordenação jurídica “já tomou conhecimento dos fatos e assegura que serão tomadas todas as medidas cabíveis em defesa do gestor, não medindo esforços para acionar os órgãos competentes e a justiça para fazer valer o respeito à autoridade do prefeito”.

Foto: Leitor BNews

Apoio de colegas:

BNews teve acesso a um vídeo onde um sargento identificado como Raimundo, da 63ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Ibicaraí) sai em defesa do colega de farda.



“[o prefeito] ameaçou o policial em serviço e nós que já trabalhamos em cidades pequenas sabemos como isso funciona, todos os policiais sabem muito bem como isso funciona, hoje em menor proporção, mas infelizmente ainda existem prefeitos que querem fazer isso. Esse prefeito é tão arrogante, chama o policial de soldado raso. Prefeito, ele é soldado, é um policial militar, um servidor público, o senhor também é servidor público, a diferença é que ele vai permanecer servidor e na próxima eleição o senhor não sabe se irá permanecer servidor, poderá não ser mais prefeito, o senhor está prefeito”, diz.



O sargento finaliza o vídeo oferecendo apoio jurídico ao colega de farda.



“Policial Welton em Itabuna o senhor tem apoio jurídico, o que você precisar a custo zero, você terá apoio jurídico porque nós temos que nos unir contra esse tipo de violência.”



Assista:

O que diz a PM:

Por meio de nota, a PM-BA esclarece que policiais militares da 57ª CIPM/Santo Estevão foram acionados no dia 31 de dezembro pela Prefeitura de Ipecaetá para realizarem o policiamento da Corrida de São Vicente.



“Após cumprirem a ordem de policiamento do evento, os policiais militares deslocaram para a frente do Destacamento de Policiamento Militar (DPM), onde foram surpreendidos por um indivíduo, que não identificado, aos gritos e acompanhado por outras pessoas, incitou a população contra os policiais militares, dizendo mandar na cidade e que a viatura estacionada na frente do DPM deveria sair do local. Esse fato gerou uma contenda entre os policiais e o grupo. O coordenador de operações se fez presente no local, porém o indivíduo se negou a manter um diálogo, onde também foi identificado como sendo o prefeito de Ipecaetá. Uma sindicância foi instaurada para apurar os fatos.”



Fonte: Bocão News



Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

 

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!




Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*