Trens da Linha 9 – Esmeralda operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde a madrugada desta terça; a linha já soma 68 problemas em 2022 e causa muitos transtornos aos passageiros

A Linha 9-Esmeralda, da Viamobilidade, operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde as 04 horas desta terça-feira, dia 30 de agosto de 2022, por conta de uma falha de sinalização. A situação foi normalizada por volta das 8h15min. Somente neste ano de 2022, a linha já soma 68 problemas. 

Segundo a Viamobilidade, concessionária responsável pela linha, a circulação foi afetada no trecho entre as estações Berrini e Granja Julieta, somente no sentido Bruno Covas – Mendes Vila Natal. 

Investigação e multas: 

A ViaMobilidade assumiu a concessão das linhas 8 e 9 no fim de janeiro, depois de seis meses de transição da operação e de treinamentos junto com a CPTM. Por conta dos diários problemas, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) multou duas vezes empresa. O total de penalidades por não cumprimento contratual é de R$ 7,9 milhões. 

No final de março de 2022, o Ministério Público de São Paulo também abriu uma investigação para apurar os problemas nas duas linhas. Além dos problemas e transtornos causados aos passageiros, o MP também cita a batida de um trem com passageiros contra a barreira de proteção na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionário enquanto fazia a manutenção de um transformador. 

Foto: Reprodução/TV Globo

Por g1 SP — São Paulo



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