Banhistas se depararam, na manhã desta quinta-feira, dia 03 de outubro de 2019, com uma baleia jubarte morta na praia de Boa Viagem, em Recife. O mamífero estava sem a cabeça, o que deixou autoridades e biólogos marinhos bastante impressionados.
A bióloga Adriana Artoni, da Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão do Guararapes, região de Grande Recife, disse que o animal já estava sendo acompanhado nas proximidades da orla da zona sul da capital pernambucana.
Na madrugada desta quinta, dia 03, o corpo chegou à praia.
“O animal é macho, da espécie jubarte e aparenta ter 5 anos. Acredito que a morte ocorreu em mar aberto”, afirmou a especialista ao portal G1.
Adriana disse que há marcas de mordidas no animal, mas que o ataque pode ter ocorrido por predadores que buscavam se alimentar, após a morte do mamífero.
“É carne, então alguns tubarões em alto-mar podem ter mordido. Ela foi trazida para a costa devido à correnteza”, explicou ao portal.
De acordo com a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), o corpo da baleia ficou sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife. Não será necessário encaminhar o animal para estudos, segundo o IBAMA local.
“Recolhi algumas amostras de cracas e vou levar para a Universidade Federal Rural de Pernambuco”, disse a bióloga.
Por Anderson Costolli – Metrópoles.
Seja o primeiro a comentar