As fortes chuvas que atingem o sul da Bahia desde a noite do domingo, dia 1º de novembro de 2020, continuaram na segunda-feira (dia 02) e deixaram pontes submersas e famílias desalojadas em diversas cidades da região.
Um dessas pessoas foi Balbino Jesus, morador do Banco da Vitória em Ilhéus. Ele teve que sair de casa com a esposa e os filhos. Ele e outras famílias estão abrigados na Escola Herval Soledade.
“Foi só subindo, subindo, subindo. E aí, quando deu 5h30min da manhã, eu comecei a tirar as coisas.”
Também em Ilhéus, uma ponte que fica sobre o Rio Cachoeira, ficou submersa. Em Itapitanga, o Rio Pontal do Sul subiu e a ponte que dá acesso ao distrito de Cafundó também ficou debaixo d’água. Na BR-415, próximo de Ibicaraí, o nível do Rio Cachoeira estava tão alto, e pontes que dão acesso a propriedades rurais também ficaram submersas.
Na cidade de Itabuna, o Corpo de Bombeiros resgatou seis pessoas que estavam isoladas em uma fazenda.
“Desde a madrugada, estamos socorrendo, tirando pessoas que estão ilhadas”, contou o tenente coronel Manfredo Santana.
Segundo a Defesa Civil da cidade, o Rio Cachoeira subiu quase oito metros, e diversas famílias tiveram que abandonar as casas. A previsão é que as chuvas continuem e o nível do rio siga aumentando.
A Defesa Civil de Itabuna recomendou que as famílias deixem as casas em caso de risco. O órgão pode ser contatado através dos telefones (73)9 8833-3499 ou (73) 9 8124-5647.
Por G1 Bahia
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar