Uma enorme cratera se abriu em uma estrada que dá acesso a Passé, distrito de Candeias, região metropolitana de Salvador, devido à forte chuva que atinge a cidade nos últimos dias. Por causa da situação, os moradores da comunidade ficaram sem o acesso principal ao município.
De acordo com a prefeitura, foi declarado estado de emergência. Após uma visita técnica de geólogos e engenheiros, foi identificado que a cratera tem aproximadamente o tamanho de um edifício de cinco andares. Com esse deslizamento, os moradores de Passé não conseguem acessar Candeias de carro, apenas a pé.
No estudo, também foi identificado que um rio que passa por um morro da região, nasce apenas em função da chuva. No período de estiagem, esse rio desaparece, mas, quando há forte chuva, como nos últimos dias, ele se torna um canal de drenagem. O curso de rio/riacho é de uma afluente do Rio São Paulo.
De sábado, dia 09 de maio de 2020 até segunda-feira (dia 11), as chuvas acumuladas chegaram a 103 mm em apenas 72 horas.
A equipe da Secretaria de Serviços Públicos, Obras e Defesa Civil estão no local e já iniciaram um desvio e uma nova rota de acesso à comunidade, tendo começado já a obra para devolver o principal acesso à comunidade de Passé.
Fotos:
Fotos:Prefeitura de Candeias
Fonte: G1 Bahia
Seja o primeiro a comentar