Um filhote de baleia Jubarte foi achado morto nas proximidades da praia de Itapororoca, em Trancoso, distrito turístico da cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na terça-feira, dia 08 de setembro de 2020. A informação foi divulgada pelo coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mackxuel Campeche.
Segundo o coordenador, a baleia, que era um macho, apresentava várias mordidas de tubarões na nadadeira caudal. A equipe de fiscalização ambiental isolou a área até a chegada de uma veterinária do Instituto Baleia Jubarte, que coletou amostras do animal para análises. Ainda não dá para dizer se o ataque ocorreu enquanto o animal ainda estava vivo.
Ainda de acordo com Mackxuel Campeche, após a coleta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos, enterrou o animal na praia.
Normalmente, as baleias Jubarte começam a chegar no Brasil em julho. No entanto, esse ano, os registros começaram mais cedo. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, desde o dia 30 de abril elas têm sido vistas em águas do país. Os primeiro registros foram feitos em Ilhabela (SP), Rio de Janeiro e Espírito Santo. Vindas das regiões da Antártida, as Jubartes procuram as águas mais calmas, quentes e rasas da costa brasileira para acasalar, parir e amamentar seus filhotes no inverno e primavera.
A temporada reprodutiva das baleias Jubarte no Brasil vai até outubro/novembro e os pesquisadores estimam que a população brasileira da espécie já tenha ultrapassado os 20 mil animais.
Esse ano, segundo o Projeto Baleia Jubarte, já são 14 encalhes em toda a Bahia, e 49 no país. Na temporada do ano passado, foram 60 encalhes no Brasil, sendo a maioria deles (19) na Bahia.
Para ajudar os animais encalhados, o Projeto Baleia Jubarte tem atuação com telefones de emergência, que também recebe ligação a cobrar.
- Caravelas: (73) 3297-1340 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (73) 98802-1874 (WhatsApp 24h)
- Praia do Forte: (71) 3676-1463 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (71) 981542131 (WhatsApp 24h)
Fonte: G1 Bahia
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar