Uma forte chuva atingiu ao menos seis cidades que ficam no sul e extremo sul da Bahia nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2021. Os moradores registraram prejuízos após terem ruas completamente alagadas.
⇒Ilhéus:
A Defesa Civil de Ilhéus emitiu um alerta para as famílias que estão nos abrigos do município. O documento pede que as pessoas continuem nesses locais até que a chuva não apresente mais riscos. Ainda de acordo com o órgão, a previsão é de muita chuva, cerca de 120 milímetros, entre esta segunda-feira (20) e sexta (24).
⇒Jucuruçu:
Devido às fortes chuvas ocorridas na madrugada desta segunda-feira (20/12), a correnteza afundou o flutuante que sustenta a bomba de captação de água em Jucuruçu. Por isso, de acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o abastecimento está temporariamente interrompido na cidade.
De acordo com a Embasa, a equipe da manutenção se deslocou para avaliar e realizar os reparos necessários. A previsão de retorno do fornecimento de água é até terça-feira (21), com previsão de regularização em até 48 horas. Até a normalização do serviço, a Embasa realiza o abastecimento com carro-pipa em locais estratégicos.
A prefeitura informou que choveu muito na noite de domingo (19) e a cidade ficou sem energia por volta das 20h30. Após as fortes chuvas que atingiram o município na última semana, o rio tinha baixado cerca de três metros e nesta segunda subiu mais ou menos um metro por causa do temporal de domingo.
Além disso, conforme a prefeitura, na manhã desta segunda, o desvio que o órgão fez na BA-284, no trecho conhecido como Entrada de São Paulinho, se rompeu e não passa nada nos dois sentidos Itamaraju x Jucuruçu.
Com relação ao abastecimento de água, funcionários informaram que a bomba queimou e o abastecimento de água potável da embasa foi interrompido nesta segunda. Os distritos de Coqueiro e os bairros Jaquera e Califórnia, em Jucuruçu ainda estão sem energia.
⇒Eunápolis:
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Charles, nesta segunda, foram registradas ocorrências como enxurrada e queda de muros, que estão sendo catalogadas. Ninguém ficou ferido. De acordo com Antônio Charles, até o momento, 48 pessoas estão desabrigadas no município, 634 desalojadas e aproximadamente 20 mil pessoas ficaram afetadas.
⇒Itamaraju:
Em Itamaraju, chove bastante desde o domingo (19), mas a cidade não registrou grandes alagamentos.
⇒Itanhém:
De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, Gildeon Rosa, o nível do rio da cidade voltou a subir e causou danos aos moradores no último final de semana.
⇒Previsão do tempo:
Por g1 BA e TV Santa Cruz
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar