A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), lançou a licitação para implantação da adutora de água tratada do povoado do Sumaré (município de Piritiba-BA) ao povoado de Umbuzeiro (município de Mundo Novo-BA). A abertura das propostas está prevista para o dia 19 de maio de 2020 e o edital está disponível no site da concessionária.
A execução da obra vai interligar 30 mil metros de adutora com os sistemas de abastecimento de água de Angico e Umbuzeiro à Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito do França (Piritiba). O investimento total previsto para esta intervenção é de R$ 2.926.900,40 e vai beneficiar uma população de 9.416 habitantes.
“A captação dos sistemas de abastecimento de água das localidades de Angico e Umbuzeiro é feita na Barragem de Nível da Cigana, localizada no leito do Rio Jacuípe, a jusante da Barragem do França. O governo do estado entende a importância desta obra para tirar a sobrecarga da Barragem da Cigana e regularizar o abastecimento de água das localidades de Angico, no município de Mairi, Umbuzeiro e Alto Bonito, município de Mundo Novo, e também vai permitir futuramente o atendimento das localidades de Cigana, Areia Branca, Nova Esperança e Lagoa da Onça, no município de Piritiba”, destacou o Titular da SIHS, Leonardo Góes.
Fonte: Bahia Notícias
Mais complicação para a Barragem de São José.
Nossa única alternativa de independencia hídrica é o Canal do Sertão da Bahia, até mesmo para a Embasa.