Para garantir um dia de votação sem problemas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que os eleitores, no dia 15 de novembro e no dia 29 de novembro (onde houver segundo turno), devem consultar o local de votação, já que em alguns estados o número de locais de votação foi reduzido.
Essa consulta pode ser feita pelo site do órgão, pelo aplicativo e-Título ou ainda pelo telefone. No site, a informação está no Portal do TSE: clique na aba superior, no menu “Eleitor e eleições” e, em seguida, selecione “Título eleitoral”. Depois, faça a consulta pelo nome do eleitor ou pelo número do título. No primeiro caso, é preciso fornecer o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. No segundo, é necessário ter em mãos o número do título e a data de nascimento.
Ao fazer a consulta, o eleitor obterá o número de sua inscrição eleitoral, da zona eleitoral e do local de votação, com endereço completo.
Os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais também fornecem essas informações, assim como é possível obtê-las junto à Ouvidoria do TSE, pelos números (61) 3030-7357, das 8 às 12 horas, e (61) 3030-7579, das 13 às 19 horas. O setor também atende por meio de formulário eletrônico, disponível no Portal do TSE.
e-Título:
O aplicativo e-Título também mostra o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. A ferramenta para dispositivos móveis pode ser baixada gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Isso porque a versão digital traz a foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação.
O eleitor sem o cadastramento biométrico pode baixar o e-Título para saber onde votar, mas deverá apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.
Redes Sociais:
Os seguidores do TSE no Facebook e no Twitter também podem verificar onde votar nas páginas oficiais do Tribunal no twitter ou no facebook. Nesses casos, o eleitor envia uma mensagem e interage com o assistente virtual (chat bot). Depois de perguntar o motivo da consulta, ele terá diante de si um passo a passo para obter a resposta.
Fonte: A Tarde
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar