Apenas 15 prefeituras dos 417 municípios baianos não cumpriram o prazo legal para o envio dos dados utilizados para a elaboração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), exercício 2021, ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. O prazo se encerrou no último dia 13. A administração destas prefeituras terá agora que protocolar a solicitação, com a devida justificação, de um novo prazo para o envio das informações, que não pode ser superior a 15 dias, através do e-mail: presidencia@tcm.ba.gov.br.
A resposta aos questionários, enviados aos controladores internos das prefeituras, e posterior encaminhamento ao TCM com as informações e dados estatísticos utilizados para a definição do índice de efetividade das administrações municipais, é obrigatório, de acordo com a Resolução TCM nº 1344/2016. O não cumprimento poderá acarretar em sanção administrativa, quando da análise das contas anuais.
O objetivo do trabalho não é averiguar a efetividade da gestão de nenhum município em particular – e por isso as informações são preservadas e divulgadas apenas em seu conjunto – ou estabelecer qualquer tipo de ranking. Mas sim, obter, a partir da análise global dos dados municipais, indicadores que possam contribuir para o aperfeiçoamento do planejamento e de melhor definição de prioridades e de políticas públicas.
Para isso são analisados os meios gerenciais empregados pelas gestões municipais, em termos de economicidade, eficiência e eficácia, para alcance dos resultados das políticas públicas. Especialmente nas dimensões privilegiadas no IEGM, que são a Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Governança de TI e Cidades Protegidas.
O IEGM é utilizado pelo TCM na elaboração e definição de pautas de fiscalização a serem realizadas nos diversos municípios. Mas, é sobretudo uma importante ferramenta de planejamento para as administrações municipais, assim como de avaliação da gestão nas diversas áreas de interesse dos cidadãos. Por isso é importante a participação de todos os 417 municípios.
⇒Prefeituras que ainda não encaminharam os questionários do IEGM:
- Prefeitura Municipal de ABARÉ
- Prefeitura Municipal de APORÁ
- Prefeitura Municipal de BONITO
- Prefeitura Municipal de CENTRAL
- Prefeitura Municipal de DÁRIO MEIRA
- Prefeitura Municipal de FIRMINO ALVES
- Prefeitura Municipal de GONGOGI
- Prefeitura Municipal de JOÃO DOURADO
- Prefeitura Municipal de MANOEL VITORINO
- Prefeitura Municipal de MARAGOGIPE
- Prefeitura Municipal de MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO
- Prefeitura Municipal de PIRAÍ DO NORTE
- Prefeitura Municipal de RIO DO ANTÔNIO
- Prefeitura Municipal de SÍTIO DO MATO
- Prefeitura Municipal de UIBAÍ
Fonte: TCM/BA
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar