Salvador tem oito praias impróprias para banho nesta terça, dia 02 de novembro de 2021, feriado de Finados, com base no boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Para a formação da lista é analisada a qualidade das águas destinadas à recreação.
⇒As praias impróprias são:
- São Tomé de Paripe (em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia);
- Periperi (na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea);
- Tubarão (em frente ao conjunto habitacional abandonado, próximo à antiga fábrica de cimento);
- Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia;
- Rio Vermelho (próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana);
- Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas);
- Corsário (em frente ao posto Salva Vidas);
- Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã).
Os critérios para verificar a balneabilidade das praias foram definidos nos anos 2000. É investigada a presença da bactéria Escherichia coli, que é abundante em fezes humanas e de animais, tendo somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
⇒Região metropolitana:
Na região metropolitana, as praias impróprias foram identificadas na Costa do Cacau (Malhado, próximo à escultura da sereia e Cristo, próximo à Barraca Point Conde Badaró); Madre de Deus (sob a ponte); Bom Jesus dos Pobres (em frente à barraca de praia Joia Rara); Cabuçu (em frente às barracas da Rua do Porto) e Gameleira (em frente à Cruz da Gameleira).
Nas costas do Dendê, dos Coqueiros e do Descobrimento nenhuma das praias analisadas estão impróprias para banho.
⇒Operação da Guarda Municipal:
A Guarda Municipal de Salvador realiza operação nas praias, neste feriado prolongado. Cerca de 100 agentes farão patrulhamento na orla da capital baiana, para evitar aglomerações, afogamentos e fiscalizar bares e restaurantes. Na segunda (1º), véspera de feriado, a cidade teve grande movimento nas praias.
A operação tem apoio da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
Por causa da expectativa de fluxo elevado de banhistas, as 16 linhas de ônibus que atendem as praias da capital baiana foram reforçadas. O Sistema de Transporte Complementar por Ônibus (Stec), também terá reforço de 23 veículos a mais, que vão operar nas linhas da orla.
Por g1 Bahia
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar