Saxofonista cria “cabine” para se proteger da Covid-19 enquanto toca em ruas na BA: “Moldando conforme a situação”

Em tempos difíceis, onde a tristeza tomou conta da rotina das pessoas por causa da pandemia do novo coronavírus, o saxofonista baiano Delmar Teixeira, de 39 anos, decidiu criar uma “cabine musical” “anti-Covid” com plástico e tubos de PVC para voltar a trabalhar como artista de rua e levar música para o público.

Saxofonista profissional há cinco anos, Delmar revelou em entrevista ao G1 que ficou sem trabalhar por quatro meses, de março a junho de 2020, por causa da pandemia. O músico, que também já tocou violão na banda da cantora Ludmillah Anjos, ex-The Voice Brasil, diz que sentiu falta das apresentações musicais, porém ficava preocupado com a retomada do trabalho artístico por medo de se contaminar com a Covid-19. Além disso, ele perdeu uma prima de 30 anos, vítima da Covid-19 em 2020.

Diante da situação, o músico pensou em uma estratégia para tocar sax nas ruas e se manter isolado do vírus. Então Delmar usou a criatividade para aliar a música e a proteção.


“Sou artista de rua. Esse é o meu trabalho. Só fui moldando a forma conforme a situação”, revela o músico.


O músico, que já se apresentou com sua criação em Valença, cidade do baixo sul baiano, também já tocou dentro da “cabine musical” no Pelourinho, em Salvador, e agora se apresenta em um ponto do Corredor da Vitória, outro bairro da capital baiana. Ele destaca a importância da máscara e explica que só retira o equipamento de proteção no momento em que precisa tocar.

Criação da “cabine”:

Delmar Teixeira conta que antes da atual proteção “anti-Covid”, ele tentou criá-la tendo como suporte um guarda-chuva, mas não ficou confortável. Diante disso, o músico teve a ideia de utilizar o plástico e os tubos de PVC. Para conseguir se adaptar, Delmar relata que precisou treinar bastante em casa.


“Passei um tempo tocando com ela em casa para ver quanto tempo eu aguentaria tocar nas ruas” conta.


A montagem ele faz no local da apresentação. A “cabine musical” conta ainda com suporte para celular e para máscara, que Delmar só retira quando a cabine já está toda montada.

Saxofonista cria cabine musical para trabalhar durante pandemia da Covid-19 na BA — Foto: Reprodução/Redes sociais

O músico diz ainda que com a pandemia, mesmo com a cabine, o cuidado nas ruas deve ser redobrado para não ser infectado com o coronavírus.


“Depois que perdi minha prima, fiquei com medo de me alimentar na rua. Então eu saio, ajeito a cabine, tiro minha máscara e não como nada na rua, bebo no máximo uma água, mas daquela que é comprada. Só me alimento em casa”, comenta.


Para transportar todo o equipamento, que inclui a cabine, o saxofone e uma caixa de som, o artista se desloca de carro. Ele conta ainda com a ajuda de um carrinho, semelhante aos usados nos supermercados, onde carrega os equipamentos do carro para a calçada.


“É gratificante demais estar levando um pouco de suavidade para a vida das pessoas. Eu vejo isso como resposta quando as pessoas passam no carro e fazem um sinal de legal; muitos param e contribuem com o trabalho”, disse.


O saxofonista revela que uma das coisas que mais gosta durante as apresentações, é perceber o olhar das pessoas aprovando o seu trabalho, além dos elogios e cartinhas que recebe. Em uma delas, a mensagem que deixou o artista feliz foi.


“Parabéns! A música faz bem a alma! Obrigada!”


Em outro momento, Delmar ganhou uma sacola de pão com um recado especial.


“Estou sem dinheiro, mas espero que o senhor aproveite esse pão! Obrigada por trazer vida para a rua. O mundo precisa dos músicos. Deus te abençoe!”

Saxofonista cria cabine musical para trabalhar durante pandemia da Covid-19 na BA — Foto: Arquivo pessoal

Vida:

Delmar é de Salvador, mas mora há seis anos na zona rural de Ubaíra, cidade localizada a cerca de 270 km da capital baiana. No entanto, como a esposa está grávida do segundo filho, eles estão na casa de parentes na capital baiana há cerca de dois meses.


“Minha esposa está esperando nosso pequeno e no meio da pandemia ele vai nascer. A gente veio para Salvador, porque lá [Ubaíra] é mais isolado e distante, então não tem suporte hospitalar. Tem somente um hospital e não tem tudo”, explicou.


Quando estava em Ubaíra, no interior do estado, onde mora, Delmar costumava tocar em Morro de São Paulo e Valença, ambos no baixo sul da Bahia. Além disso, o artista comentou que antes da pandemia costumava trabalhar também em aniversários, casamentos, receptivos, lobby em hotéis e outros.

Saxofonista cria cabine musical para trabalhar durante pandemia da Covid-19 na BA — Foto: Reprodução/Redes sociais
Saxofonista cria cabine musical para trabalhar durante pandemia da Covid-19 na BA — Foto: Reprodução/Redes sociais

Por Natally Acioli, G1 Bahia

Entre em contato através do número: 074 99955-2900. Anuncie conosco!


Redes sociais – Report News (clique nas imagens):

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*