A Secretaria Municipal de Saúde de Tapiramutá-BA, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que em relação aos 02 pacientes testados positivos no município, se deu da seguinte forma:
Em 05 de junho de 2020, a paciente A, ao chegar de Salvador no transporte da saúde, testou positivo para COVID-19, através de teste rápido. O mesmo foi repetido minutos depois, onde novamente testou positivo. A paciente B, testou negativo em 05/06, e a irmã menor também.
Por orientação do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte – Jacobina-BA, Setor da Vigilância Epidemiológica, foi orientado que colhesse o RT- PCR (LACEN), nas duas filhas da paciente, pois, não tem como estimar a data provável da infecção.
Os exames foram realizados em 08/06/20, e os resultados NÃO DETECTÁVEIS foram em 11/06/20 e 12/06/20. Lembrando que, resultados não detectáveis em amostras coletadas após o período de 3 a 7 dias, NÃO EXCLUI a possibilidade de infecção por vírus respiratório. Sendo assim, o teste rápido é considerado diagnóstico.
Ainda seguindo orientações do Núcleo Regional de Saúde – Jacobina, em 15/06/20, foram realizados testes rápidos nas 03 pacientes, sendo que a paciente A testou positivo novamente (IgG e IgM), a paciente B testou POSITIVO também (IgG e IgM). O teste foi repetido, na paciente B, em seguida e deu positivo novamente. Em relação à filha menor, a mesma testou NEGATIVO, toda às vezes que o exame foi realizado.
Todas seguem em isolamento domiciliar, monitoradas e assintomáticas. Mas por orientação do Núcleo Regional de Saúde – Jacobina, o teste rápido será repetido na filha menor, no dia 25/06/20.
Fonte: Prefeitura de Tapiramutá
Seja o primeiro a comentar