A Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou na segunda-feira, dia 07 de março de 2022, que Vladimir Putin, presidente da Rússia, foi removido de todos os cargos da entidade. Faixa preta 8º Dan, o mandatário russo era presidente honorário da FIJ e já estava suspenso do posto desde o dia 26 de fevereiro por causa da guerra na Ucrânia.
O anúncio do desligamento de Putin foi feito em um comunicado curto, que não mencionou o conflito na Ucrânia. No entanto, a FIJ já havia afirmado que a guerra motivou a suspensão do então presidente honorário. Além de Putin, também foi desligado o bilionário russo Arkady Rotenberg, gerente de desenvolvimento da FIJ desde 2013.
“A Federação Internacional de Judô anuncia que o Sr. Vladimir Putin e o Sr. Arkady Rotenberg foram removidos de todos os cargos ocupados na Federação Internacional de Judô”, afirmou o comunicado da FIJ.
Os atletas da Rússia e de Belarus ainda podem disputar competições internacionais de judô como atletas neutros. A FIJ cancelou o Grand Slam de Kazan, na Rússia, uma das principais competições do calendário do judô.
Por Redação do ge — São Paulo
Redes sociais – Report News (clique nas imagens):
Seja o primeiro a comentar